Egressa do curso de Engenharia de Materiais recebe duas premiações em evento internacional

11/10/2019 08:54

Letícia Silva De Bortoli, egressa do curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau, foi premiada duas vezes durante o XVIII Brazil Materials Research Society Meeting (Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais), realizado de 22 a 26 de setembro, em Balneário Camboriú. Letícia levou o prêmio Bernard Gross Award pelo melhor pôster do simpósio em que participou (Manufatura Aditiva) e foi escolhida pela ACS Publications por apresentar um dos cinco melhores pôsteres do evento.

A apresentação duplamente premiada foi do trabalho “Additive Manufacturing of functionalized carbon nanotubes based nanocomposites with PLA matrix by FDM process” (Manufatura aditiva de nanocompósitos com nanotubos de carbono funcionalizados e matriz de poliácido lático pelo processo de FDM). Desenvolvido em conjunto com a aluna Roberta de Farias do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMat), o trabalho contou com a orientação dos professores Daniela Zambelli Mezalira (Departamento de Química – UFSC Florianópolis), Luciana Maccarini Schabbach (Coordenadoria Especial de Engenharia de Materiais – UFSC Blumenau) e Marcio Celso Fredel (Departamento de Engenharia Mecânica – UFSC Florianópolis).

O trabalho foi desenvolvido durante o estágio curricular da aluna, no semestre 2019.1, quando Letícia estava no último semestre do curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau. Ela realizou seu estágio no Núcleo de Pesquisas em Materiais Cerâmicos e Compósitos (Cermat) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC Florianópolis, que resultou no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Letícia conta que a pesquisa envolve o desenvolvimento de um material polimérico biodegradável destinado à produção de peças por impressão 3D. Atualmente o principal potencial de aplicação desse nanocompósito é na área de biomateriais, como implantes e biossensores. “A proposta neste trabalho foi avaliar condições para o processamento adequado dessas peças por impressão 3D, buscando uma melhor dispersão dos nanotubos por meio do processo de funcionalização. Esta temática é bastante importante na área de pesquisa visto que a aglomeração de nanocargas representam um dos principais desafios no processamento de nanocompósitos. Nossos resultados mostraram-se positivos, obtendo-se um material com maior resistência mecânica após a funcionalização”, explica.

Essa foi a primeira vez que Letícia foi premiada em um evento. “Fiquei extremamente feliz e agradecida a toda a equipe que trabalhou comigo nesse projeto. O que apresentei foi resultado do nosso esforço coletivo, e foi muito gratificante receber este reconhecimento em um evento tão importante na área”, conta.

Atualmente Letícia é aluna no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMat), na UFSC Florianópolis, e também atua no Cermat em parceria com uma startup da região na área de pesquisa e desenvolvimento de nanopartículas por uma rota de produção verde. “Eu tenho paixão pela área de pesquisa e desenvolvimento, e me imagino atuando em projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, conectando o meio acadêmico ao industrial”, completa.

Sobre o evento

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais, é realizado anualmente e conta com a participação de estudantes e pesquisadores de todo o mundo. Na edição de 2019, teve a presença de 24 países, 25 estados do Brasil e mais de 2.500 trabalhos submetidos. A próxima edição será realizada de 30 de agosto a 3 de setembro de 2020, em Foz do Iguaçu.

Para conferir todos os premiados desta edição, clique aqui.

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)